Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43872

Compartilhe esta página

Título: Bullying na escolar: como agem os professores do ensino fundamental perante essa situação?
Autor(es): SANTOS, Armando Severo dos
Palavras-chave: Assédio nas escolas; Prática de ensino; Estudantes do ensino fundamental
Data do documento: 20-Dez-2017
Citação: SANTOS, Armando Severo dos. Bullying na escolar: como agem os professores do ensino fundamental perante essa situação? 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: A presente pesquisa busca compreender a ação dos professores diante o bullying escolar, através de suas falas. A questão central discutida neste estudo diz respeito a sua prática docente para a intervenção do bullying escolar. Como objetivo geral buscou-se analisar a prática docente dos professores a partir de suas falas perante as situações de bullying do ensino fundamental. Os principais autores que embasaram esta pesquisa foram; Medeiros (2017),Wendt (2014), Lisboa (2009) , Beane (2010) e Lopes Neto (2005). No que se refere ao percurso teórico metodológico, tomou-se como referência a pesquisa em sua abordagem qualitativa, com base nas ideias de Minayo (2008) e Alves (1992). Quanto às tipologias, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e exploratória com o uso da entrevista como ferramenta de coleta de dados dos docentes, que são alvos da pesquisa em questão. Como técnica de tratamento das informações, usou-se a Análise de Conteúdo enquanto exercício de análise e sistematização dos dados. A pesquisa está delimitada ao universo escolar com os sujeitos da docência. Concluímos que os professores se distanciam do conceito de bullying e conseguinte tende a possuir a prática de intervenção prejudicada, pois as ações das docentes apresentam carência de reflexão e diálogo com os sujeitos envolvidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43872
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Armando Severo dos.pdf530,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons